Resumo de Design de Experiência e Interface do Usuário (UX/UI)

Descrição do Resumo:

A Experiência do Usuário, conhecida pela sigla UX (do inglês User Experience), refere-se à qualidade da interação de um usuário com um sistema, produto ou serviço. Esse conceito vai além de apenas interface e design; Ele abrange todos os aspectos da experiência de uma pessoa com o sistema, incluindo fatores como usabilidade, acessibilidade, eficiência e a satisfação geral do usuário.

Já UI, ou Interface do Usuário (do inglês User Interface), refere-se ao layout visual, aos elementos gráficos e aos componentes interativos com os quais o usuário interage diretamente.

Ou seja, enquanto a UX é focada na experiência e na usabilidade, a UI está mais voltada para o design visual e a interação entre os elementos do sistema e o usuário.

Neste resumo, iremos estudar sobre os fundamentos de UX/UI, Acessibilidade e Usabilidade, processo e práticas do Design Thinking, tais como pesquisa com usuários, personas, mapas de empatia, jornada do usuário, prototipagem e testes de usabilidade. Por fim, resolveremos algumas questões sobre este assunto cobradas em concursos públicos.

Bons estudos,

Equipe Resumos de TI

Conteúdo do Resumo:

  • Fundamentos de UX/UI
    • O que é UX (Experiência do Usuário)?
    • O que é UI (Interface do Usuário)?
    • Diferenças entre UX e UI
    • Integração entre UX/UI no Desenvolvimento de Software
  • Acessibilidade e Usabilidade
    • Definição de Acessibilidade
    • Princípios de Acessibilidade na Web
    • Usabilidade
      • Diferenças entre Usabilidade e Acessibilidade
    • Normas e Diretrizes para Usabilidade
      • ISO 9126 x ISO 9241 x Nielsen
    • Avaliação de Acessibilidade e Usabilidade em Interfaces
    • Heurísticas de Usabilidade
  • Design Thinking
    • As Fases do Design Thinking
    • Double Diamond
  • Pesquisa com Usuários
    • Pesquisa Qualitativa
    • Pesquisa Quantitativa
    • Métodos de Coleta de Dados
      • Entrevistas
      • Observações
      • Questionários
  • Definição
    • Persona
    • Mapa de Empatia
      • Estrutura do Mapa de Empatia
    • Jornada do Usuário
  • Ideação
    • Brainstorming e Brainwriting
      • Brainstorming
      • Brainwriting
    • Ferramentas de Ideação
      • Miro
      • MindMeister
  • Prototipagem
    • Tipos de Protótipos
      • Protótipos de Baixa Fidelidade
      • Protótipos de Média Fidelidade
      • Protótipos de Alta Fidelidade
    • Ferramentas para Criação de Protótipos
      • Figma
      • Adobe XD
      • Outras Ferramentas
  • Testes de Usabilidade
    • Como Realizar Testes de Usabilidade
    • Tipos de Testes de Usabilidade
    • Ferramentas para Testes de Usabilidade